Buscar

Importante: A Resolução da ANVISA Nº052 de 22 de Outubro de 2009 indica a contratação apenas de empresas licenciadas. A LM Química é uma empresa autorizada. Clique nessa mensagem para visualizar nosso certificado.

 

 

 

Existem aproximadamente 35 000 espécies de aranhas no mundo. Elas são muito importantes nos ecossistemas pois são predadoras capazes de regular a população de outros artrópodes, principalmente insetos, que quando em grande número, podem se tornar pragas. Muitas espécies de aranhas são inofensivas ao homem porém, acidentes graves podem ocorrer com algumas espécies, tais como a aranha marrom (Loxosceles), a aranha de jardim ou tarântula (Lycosa), a viúva-negra (Latrodectus) e a aranha armadeira (Phoneutria). Na maioria das vezes as aranhas não são identificadas corretamente pela vítima da picada ou pelos médicos.

 

Principais
  • > Armadeira
  • > Aranha Marrom
  • > Aranha de Grama
  • > Caranguejeira
  • > Viúva Negra

 

Armadeira

Gênero: Phoneutria

Nome Comum: Armadeira

Tamanho: 3,5 a 5 cm

Comportamento: considerada agressiva, ergue-se apoiada sobre as patas traseiras, ao sentir-se ameaçada, saltando sobre o agressor. São solitárias, errantes e noturnas.

Habitat: lugares escuros, vegetação, telhas, terrenos baldios e arredores.

Importância para a saúde: sua picada causa dor local intensa, irradiando para a raiz do membro acometido.

 

Aranha Marrom

Gênero: Loxosceles

Nome Comum: Aranha Marrom

Tamanho: 1 cm de corpo, 1,3 de pernas.

Comportamento: noturnas, possuem a teia similar a um chumaço de algodão, característica esta comum em todas as aranhas peçonhentas. Sedentárias e de hábitos noturno. Uma característica interessante nesta aranha deve-se ao fato de realizarem mutilação espontânea ou seja como mecanismo de defesa, podem fazer a ruptura de uma perna.

Habitat: dentro das residências, em móveis, atrás de quadros e arredores.

 

Importante: A Resolução da ANVISA Nº052 de 22 de Outubro de 2009 indica a contratação apenas de empresas licenciadas. A LM Química é uma empresa autorizada. Clique nessa mensagem para visualizar nosso certificado.

Filo Arthropoda

Classe Insecta

Ordem: Dictyoptera

Subordem: Blattaria

Familia: Blattellidae

Características

Habitualmente associadas a más condições de higiene, estes insetos podem estar presentes nos mais diversos ambientes, infestando os mais diferentes pontos. A maioria vive em regiões tropicais, porém podem ser encontrados nos mais diversos lugares do mundo (pólo norte e pólo sul), devido a sua grande capacidade de adaptação, prova deste fato e que alguns fósseis mostram que as baratas existem a mais de 300 milhões de anos. São citadas mais de 3500 espécies de baratas, sendo que somente 1% do total de espécies são descritas como praga urbana.

 

Além do aspecto repugnante do seu corpo, caracterizam-se como importantes disceminadoras de organismos patogênicos, como: bactérias (salmonelas), vírus e protozoários, responsáveis por doenças como cólera, difteria, diarréia, toxoplasmose, herpes, gastroenterocolites, lepra, pneumonia, intoxicação alimentar, infecções respiratórias entre outras.

 

Tipos

A vida urbana e moderna gera uma série de resíduos (lixo), substrato este para a proliferação das baratas, graças ao seu hábito onívoro. Aliado ao seu alto potencial reprodutivo, ela produz altas infestações em um período curto de tempo e apesar de viverem aglomeradas, as baratas não são consideradas insetos sociais.



Periplaneta americana

Nome comum: Barata de esgoto e americana

Tamanho: 30-45 mm

Cor: Castanho avermelhado

Pré-postura: 20 dias

Ovos por ooteca: 14-28

Ooteca por fêmea: 10-15

Incubação ooteca: 30-40 dias

Período de Desenvolv. ninfas: 13 dias

Longevidade Fêmeas e machos: 2-3 anos

Sobrevivem sem comida: 3 meses

Sobrevivem sem água: 30 dias

 

Seus locais típicos de proliferação são áreas térreas, galerias subterrâneas, tubulações, caixas de esgotos, caixas dágua, ralos, áreas de serviço, banheiros, atrás de cortinas e paredes ocas, etc.

 

Blatella germanica

Nome comum: Francesinha, alemãzinha

Tamanho: 15-20 mm

Cor: Caramelo

Pré-postura: 8 dias

Ovos por ooteca: 30-40 ovos

Ooteca por fêmea: 4-8

Incubação ooteca: 17 dias

Período de Desenvolv. ninfas: 40 dias

Longevidade Fêmeas: 153 dias

Longevidade Machos: 128 dias

Sobrevivem sem comida: 30 dias

Sobrevivem sem água: 2 semanas

 

Seus locais típicos de proliferação são áreas de estoque de alimentos, cozinhas, fornos, sob pias, caixas de transporte. Eletrodomésticos, interruptores, pés vazados de mesas e cadeiras, etc.

 

Curiosidades

Dentro das características da praga, pode-se relatar a capacidade de sobrevivência sem se alimentar durante até um mês, sem ingerir água durante até uma semana, ficar até 40 minutos submersa e se deslocar por fendas muito pequenas de até 1,6 mm. A ooteca é uma estrutura que tem a função de proteger os ovos das variações do ambiente, inclusive dos inseticidas, garantindo assim, a reinfestação e perpetuação da espécie.

 

Geralmente cada ooteca contém até 36 ovos, no caso da Blattella germanica. A expectativa de vida é de 3 a 4 anos no caso da Periplaneta americana.

 

Nosso departamento de controle de pragas urbanas realiza serviços de desinsetização com produtos de renomados laboratórios, contamos com equipes treinadas fazendo uso de modernos equipamentos e cumprindo rigorosamente as normas de segurança para esta atividade.

 

Os produtos possuem um largo espectro de ação, elevado poder de choque e longo período de efeito residual, o que aumenta o intervalo entre as aplicações, possuem baixa toxicidade para o homem, aves e animais domésticos, o que descarta a possibilidade de longos períodos de ausência dos locais imunizados.

 

Tratamento e controle:

A estratégia e as técnicas de controle de insetos variam de acordo com a espécie da praga, o local atingido e a intensidade da infestação, compreendendo:

  • Controle químico
  • (aspersão, termonebulização, iscagem, outros);

  • Controle biológico
  • (armadilhas adesivas com atrativo alimentar ou sexual, armadilhas luminosas para insetos voadores, inibidores de crescimento, outros);

  • Medidas preventivas
  • (barreiras físicas, educação ambiental, outras);

 

Controle Químico

 

Pulverização - Aplicação de inseticidas das Classes Piretróides e Organofosforados, com sistema de micropulverização. Este método é importante para aplicação de redes sanitárias (esgotos e ralos), perímetros internos ou externos e em locais que servem de acesso a alimento, esconderijo e água. Ideal para todos os tipos de insetos;


Gel - Oferece segurança, conforto e comodidade, pois não é preciso deixar o local (residência ou trabalho). Pode ser aplicado a qualquer hora. É muito eficiente na dedetização. O produto tem efeito dominó, contaminando toda colônia.


Pó seco - Aplicação de pó químico, por povilhadeiras diretamente no interior de tomadas, conduítes, PCs de energia e disjuntores, ou seja, em locais onde não haja condições da aplicação do inseticida líquido.



Armadilhas adesivas - Possuem superfície adesiva e atrativos alimentares, que atraem e capturam os insetos. As armadilhas são utilizadas para monitorar e controlar focos, sendo colocadas em locais estratégicos.

 

- Utilização de produtos, piretróide e microcapsulados.

- Efeito toxicológico dos inseticidas sob o inseto se dá através da via respiratória atingindo o seu sistema nervoso.

 

Sobre os Produtos
Os produtos utilizados devem apresentar as seguintes características:

 

Efeito impacto: Fulminante, paralisa o inseto imediatamente, seu tempo de atuação é de 24 horas.

 

Efeito desalojante: Produto irritante de mucosas, que penetra em frestas incomodando o inseto e trazendo-o para o ambiente aonde sofrerá os efeitos dos produtos de impacto e residual, seu tempo de atuação é de 5 a 7 dias.

 

Efeito residual: Produto que após seco e cristalizado sob superfícies tem o poder de paralisar o inseto em poucas horas (esse tempo varia de acordo com espécie, tamanho, e resistência química) seu tempo de atuação é de 3 a 6 meses (dependendo da freqüência das limpezas e produtos utilizados para tal).

 

Com utilização de produtos combinando os efeitos desalojantes, de choque e residual, garantimos alta eficiência no controle desses insetos.