Buscar

Share

Importante: A Resolução da ANVISA Nº052 de 22 de Outubro de 2009 indica a contratação apenas de empresas licenciadas. A LM Química é uma empresa autorizada. Clique nessa mensagem para visualizar nosso certificado.


Características

Estes insetos estão presentes no mundo inteiro, com maior incidência entre os trópicos. São descritas aproximadamente 2500 espécies. Pertencem a ordem Isoptera, predominantemente xilófagos e são insetos eusociais, podendo ter em suas colônias milhões de indivíduos.


Dentro das várias espécies caracterizadas como pragas urbanas, temos os cupins subterrâneos e os cupins de madeira seca. Nas espécies que constróem seus ninhos no solo ou nas edificações podemos destacar: Coptotermes havilandi, Nasutitermes spp., Heterotermes tenuis, Rhinotermes spp., Reticulitermes spp., entre outras. Já as que constróem seus ninhos dentro da própria madeira atacada, são comumente encontradas as espécies: Criptotermes brevis, Criptotermes havilandi e Criptotermes dudleyi, cujas colônias são formadas por poucos indivíduos.


Tratamento e controle:

É considerada a praga de maior dificuldade de controle por suas características biológicas de adaptarem-se melhor as construções e edificações urbanas. O trabalho de inspeção e monitoramento torna-se dificultoso, exigindo profissionais altamente especializados para a realização do controle através da adoção de todas as técnicas de manejo integrado de pragas (MIP).